2011-12-19

Começar de novo


"Eu me lembro daquele dezembro como se fosse hoje. Faltavam poucos dias para o Natal, e a vida desmoronava. Parecia que todos os problemas do ano, que até ali estavam sob controle, tinham resolvido mostrar suas garras e atacar minhas manhãs. Para me consolar, uma voz muito calma do outro lado do telefone disse: "Mas é claro que isso está acontecendo agora. É Natal!". Foi aí que tudo fez sentido. Era época de renovação, tempo de jogar fora o velho e enfrentar o novo. Da crise que leva ao recomeço. Tranquila, reuni forças para atirar longe o que não queria mais. E espiar com curiosidade o que viria depois.
Os fins de ano sempre trazem essa sensação intempestiva. É como se o ritmo veloz dos últimos dias tornasse a vida mais intensa e exigisse uma atitude. Chegou a hora de fechar um ciclo e começar outro. Resolver os nós que não deixam seguir em frente, abandonar o que não deu certo. Dizer adeus a pessoas, lugares e ideias que não vão seguir conosco. Olhar para trás e enxergar as lutas pelas quais vale a pena brigar. Respirar fundo e ter coragem para deixar pelo caminho o que está pesado, as relações que não deram frutos, aquilo que perdeu o significado. E abrir espaço para o que virá.
Porque é só espantando o antigo que o inesperado surge. Sem planejar, aparecem amigos gratuitos, um desvio na rota, oportunidades diferentes, um jeito melhor de olhar para o que se foi. Em vez de temer, passei a esperar o fim do ano. Misteriosamente, esse é o momento em que as respostar aparecem claras como se, de algum lugar, brotassem contando o rumo a seguir.
É Natal, é fim de ano, é momento de reinício, do novo que irrompe e supera o passado. Agradecida, olho para a luz dos dias ensolarados e enxergo a vida nascendo, plena de novas chances."

Texto Rita Loiola

Perdão é quando o natal acontece em outro época.

2 comentários: